quinta-feira, 7 de novembro de 2013

HISTÓRIA? ELA NÃO SE REPETE!



          

               HISTÓRIA? ELA NÃO SE REPETE!


A História não se repete? Penso que não. Será? Quem sabe? Ela apenas se traveste e evolui em outros cenários. Estou dizendo tolices? Com certeza. Mas pense comigo, antes que me condene à casta dos idiotas. Responda:
-Que sentimentos, emoções, necessidades geográficas e  econômicas impulsionaram a evolução histórica, social e política do homem?
Pensou?
Não foram as mais nobres motivações. Afirmo, sem medo de errar. Será que tenho um conceito negativo e injusto a respeito? Quem sabe, minha ignorância veda o bom senso e impede valorizar aspectos altamente importantes.
Acontece que gosto muito de estudar História e sempre, desde criança, sou fascinada pelas motivações dos heróis, líderes, ditadores e facínoras que deram curso à trama histórica.  Todos são movidos pelo mesmo sentimento de ambição, egoísmo, poder e mania de grandeza. Na concepção humana, para investir em novo curso histórico, imprescindíveis são a violência em todas as suas dimensões, as tramas da hipocrisia, o exercício sistemático e cruel do poder e finalmente a devastadora ganância e a extrema vaidade. Por mais que os homens sejam outros e outros os tempos, na sua essência a História se manifesta no mesmo contexto, sem originalidade e surpresa.
Isso não é uma repetição?
Não!
Você é livre para crer na repetição. Eu também sou quando afirmo que o texto é o mesmo, as mesmas motivações, os mesmos conspurcados ambientes. Só mudam as aparências. Verdadeira monotonia. Se ficar atenta poderá identificar cada momento, não pela repetição dos fatos, soluções e resultados, mas por conhecer intimamente a velha cena e o desempenho de certos canastrões. Eles estão aí, aqui, agora.
Repetição? Não.
Preste atenção. Olhe com olhos de ver.
Temos sempre uma Cleópatra, uma Elizabeth um César, um Napoleão, um Mao, um Franco, uma Lucrécia Borgia, um Mussolini, um Sadan, um Bush, um Fidel, um Chaves, um Maduro, um Judas, um Bin Laden, um Nero, um Hitler, um Calígula... Loucos, sádicos, sábios, idiotas,perversos... Eles se materializam. Tomam forma. Fazem o que fazem, sem compromisso com o tempo porque são atemporais como os títeres.
Não me deixe convencer você de que a História se repete.
Seria cruel demais!
                                              Zelia da Costa/NM

Nenhum comentário:

Postar um comentário