quarta-feira, 23 de novembro de 2011

BATISMO

            Adolescente, assisti na escola a uma palestra ministrada pelo Poeta Álvaro Moreira sobre a "Função da Poesia".
            O grupo presente era constituído por alunos do Curso Normal da Escola Inácio do Azevedo Amaral que funcionava junto com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal.
            O prédio ficava às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas e a paisagem era deslumbrante! O dia carioca era... um poema!
            Ao terminar o evento, as alunas sufocaram o Poeta com seus caderninhos de autógrafos. Havia de todos os tipos e tamanhos. Desde os mais simples até os revestidos de couro com títulos e páginas debruadas em ouro!
            Eu nunca fui"dada a essas frescuras", dizia sempre. Achava ridícula essa coisa de "autógrafo"mas, naquele momento, tive vontade de chorar.
            Ele assinava e elas saíam sorridentes e triunfantes!
            O Poeta  tentava se devencilhar de tantos braços e pedidos. Atordoado pela algazarra viu diante dele surgir um pedaço de papel rasgado de caderno. Seguiu a mão que o estendia. Deve ter se comovido com meu olhar suplicante e envergonhado! Apoiou sobre um daqueles caderninhos o meu papelzinho e escreveu:
             "Peça ao Silêncio o Segredo que ele ainda não contou"
            Assinou. Olhou-me. Sorriu. E seguiu!
            Desde então, busco ser a confidente do Silêncio...na sua imensa Solidão!
  zeliadacostamt@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário