quinta-feira, 11 de março de 2021

                                    ANTES QUE SEJA TARDE       

        A Natureza me seduz! 

         Simples assim. 

        Ocorre, que ela não guarda o menor recato. Mostra-se de forma vaidosa, sem pudor, sem se importar com olhares curiosos ou ameaçadores.Ri, daqueles que tentam desvendar segredos. Zomba, dos que julgam impedir suas forças de atuar.Ironiza, a pretensão humana de submeter a períodos de tempos, suas vontades.

         A Natureza é um organismo vivo e independente. Ela não tem princípios que a possam definir.Toda sua extensão e profundidade e forma retratam imenso e descomunal cérebro que se comprime e expande num padrão desconhecido.Respira, impondo ritmo ainda não registrado e sua circulação indefinida, não admite previsão de vias. Planeta Terra - um Aparelho Circulatório... Sem Coração!

        A Ciência, concentrada forma de investigação humana, investe todos os recursos na pretensão do domínio do conhecimento que lhe dará Poder. Sim. Poder é a única motivação humana do Existir. O ser humano cultiva, há muitas eras, o desejo de submeter a Natureza as suas mesquinhas vontades. A Natureza já lhe deu duras lições de fracasso: terremotos, enchentes, secas, erupções,raios, avalanches, tsunamis, fendas, degelo, pestes...Tudo que lhe possa provar a fragilidade do existir.

      Aqui, nesta montanha coberta de verdes de muitos tons, flores de formas bizarras e de perfumes e tonalidades exóticas, folhas de indescritíveis dimensões,brilho e opacidade... Atenta às árvores vestidas de esplendor, ostentando desenhos e volumes impressionantes, sou incapaz de qualquer sentimento de domínio.    Ainda envolta numa orgia de pássaros, insetos, répteis e um universo de vida latente sob meus pés!  É estonteante!                                       Agora,dramaticamente, sou convencida de que a minha existência é inserida neste todo. Neste estado consciente e perturbador,um instante de glória! Esta compreensão responde às múltiplas indagações da Vida.

       A Terra não tem nenhum resquício de sentimento e nenhuma complacência com o interesse humano. De certo, considera que a humana gente, parte integrante de seu organismo seja uma falha na sua organização.Não duvido que considere seu extermínio, mas vaidosa, teima em não reconhecer o erro, porém sua paciência tem limites!

Zelia da Costa/Nova Lima/ 11/03/2021/11:00

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário