sábado, 1 de agosto de 2020

             PERPLEXO REFLEXO

      Por que a perplexidade?
      O Brasil é um país absolutamente inacreditável!
      O Brasil não inventou o "mistério", porém é um espaço inexplicável!
      Nem vou me deter nos tempos antigos porque estes já tem suas interrogações e reticências históricas...Quero me atrever  pensar no que hoje registramos e que, sem dúvida, é uma patente de incomensurável valor épico.
       Conseguimos, acredito que conscientemente, forjar sobre um solo de inacreditáveis possibilidades, uma "população alienígena".
      Cheguei à dolorosa conclusão, movida pela observação crítica e crua do comportamento do povo brasileiro que se tornou "adversário" de seu destino.
      Como se fez evoluir este caos, um sucesso perverso, em meio a uma Natureza pródiga de generosidade?
        Talvez, caiba parte da responsabilidade a um fracassado sistema de Educação e Ensino, alheios ao compromisso inserido no Conceito Fundamental de Cidadania e Valores Inalienáveis na Formação do Caráter.
       Não há também como eximir a Família da perversa omissão que se "enraíza" no abandono de Conceitos Fundamentais (Deveres e Direitos) irretocáveis, que respondem pela frágil evolução dos Fundamentos da Personalidade de crianças e adolescentes na forma, dolorosamente ambígua, ofertando frágeis presas a serem inseridas na estrutura contaminada de uma sociedade sem perdão.
        O brasileiro fez evoluir um processo de conduta que o distancia da competente prática da Honestidade. Ao contrário, a Honestidade se tornou um registro de fracasso. Ser trapaceiro, falso, vil são "qualidades" inerentes aqueles que detém invejáveis sucessos, em todas as camadas sociais.
         Não importa o prejuízo e a dor resultantes desse processo de vitória perversa... De maneira, assustadoramente alienada, o autor festeja sem escrúpulos e sem se importar com a mágoa e o prejuízo alheios.              Assim, são desencadeadas diversas formas de trapaça para subtrair de incautos suas reservas financeiras ou objetos de valor ou negócios obscuros que propõem vantagens ilegais a outros desonestos feitos "sócios".
        O mais assustador é que este caos  se instalou,  sorrateiramente, nos órgãos públicos e os Poderes dessa República, contaminados há gerações pela facilidade de enriquecimento e favorecidos por conluios sórdidos modelaram indivíduos que, sob a outorga sub-reptícia do poder nos diversos níveis de comando e, dada a intimidade com a sordidez reinante, obstruem a Lei nas suas imposições orgânicas de Justiça e Ordem.
          Quisera, a Esperança fosse capaz de habitar minh'alma e desejos porém, desgraçadamente, a Corrupção está de tal forma arraigada que não creio ser o povo capaz extinguir o infeliz modelo de iniquidades e, aí sim, liberto dessas amarras, assumir de vez, um Novo Caráter de Conduta que dê ao País, Nacionalidade Ímpar, distante da instituída, forjada, enaltecida e anômala - fórmula de sobrevivência pútrida - a ALIENÍGENA
!

Nenhum comentário:

Postar um comentário